O ALMOÇO DA PÁSCOA- Cabrito assado em forno de lenha

O tradional almoço de Páscoa em minha casa é cabrito assado no fogão a lenha. Aqui deixo a minha receita, que modéstia à parte, fica sempre bem. Não posso é deixar de reconhecer todo o trabalho que a minha mãe tem, à volta do fogão de lenha, que tem que ser aceso bem cedo, e a todas as "viragens" que ela faz ao cabrito, para no final ele ficar com aquele aspecto delicioso e estaladiço.
RECEITA DE CABRITO ASSADO

1 cabrito com 4/5 kg
1 garrafa de vinho branco maduro bom
1 cabeça de alhos,
sal q.b.
pimenta q.b.
6 folhas de Louro
Batatas pequenas q.b.
azeite q.b.

24 horas antes de assar o cabrito deve coloca-lo em água com umas rodelas de limão (aproximadamente 2 horas).
Depois de o retirar da água deve, com um pano macio, retirar-lhe toda a humidade.
Num grande alguidar coloque o cabrito, a garrafa de vinho, os alhos esmagados, pimenta a gosto, um bom punhado de sal e as folhas de louro "rasgadas".
Deixe repousar até ao dia seguinte, remexendo de vez em quando.
Numa ou duas assadeiras de barro (nós chamamos pingadeiras) previamente untada de azeite coloque os pedaços de cabrito, acompanhado de batatas pequenas inteiras.
O cabrito demora cerca de 2 a 3 horas a ficar pronto, dependendo do fogão e da lenha que vai metendo. Nós não deixamos o fogo ficar muito atiçado (forte) para que o cabrito não fique só tostado por fora e cru por dentro. Desta forma, assando lentamente e tendo muita paciência o cabrito fica que é de chorar por mais.
BOM APETITE!

Comentários

  1. Deve ficar soberbo. Obrigada pela receita, vou experimentar!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue